Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

UM FELIZ ANO NOVO COM JESUS



                A chegada de um novo ano sempre traz boas expectativas. É a oportunidade de recomeçar todos os projetos e sonhos. Essa expectativa com relação ao ano novo na verdade é bem positivo. Afinal, sempre é muito bom ter a chance de fazer as coisas tudo de novo.
                Algumas pessoas, inclusive, chegam até lançar mão de superstições na tentativa de ter um ano só com coisas boas: estar todo de branco na virada do ano, ir par o litoral e lançar oferendas no mar, e outros tipos de simpatia. Contudo, isso nunca garantiu um ano sem desafios seja para quem for.
                O que precisamos aprender em todo tempo é viver de forma sábia. Não adianta buscar em simpatias ou em superstições a apreensão de felicidade. A vida pode ser vivida melhor quando vivemos em sabedoria. É isso que já disse o rei Salomão: Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos. Então, entenderás justiça, juízo e eqüidade, todas as boas veredas. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma.” (Provérbios 2. 1-10)
                Precisamos de sabedoria porque assim conseguiremos ter a noção de certo e errado. A noção do que se deve fazer, o que não se deve fazer e o que não convém fazer. Além disso, quando buscamos sabedoria, quer dizer que demonstramos estar temendo a Deus, pois o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
                O princípio da sabedoria é estar mais perto de Jesus. Ofertemos nossos corações ao Senhor, alegremo-nos a cada dia em sua presença. Desfrute de seu amor. Compartilhe desse amor de Jesus aos outros ao seu redor.
                Que neste ano possamos a cada dia estar mais perto de Jesus. Que aproveitemos as oportunidades de buscar a sabedoria que vem lá do alto em cada instante da nossa vida. Que o Senhor possa o abençoar em todas as circunstâncias.

Natanael Flávio de Moraes, rev

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NATAL... SEM JESUS?


                Chegamos a mais um dezembro! Já podemos ver várias casas e lojas enfeitadas, luzes e cores espalhadas por toda a cidade. Sem dúvida é o anúncio do Natal. Para muitos é o anúncio de mais um final de ano, isso quer dizer que é sinônimo de festas, férias, comemorações, diversão e momentos de alegria. Contudo, o motivo de toda essa festa ainda é (ou deveria ser) o Natal.
                É possível que nós esqueçamos, também, o verdadeiro sentido do Natal. O Natal nada mais é do que celebração do nascimento de Jesus, o nosso Salvador. Seria como comemorar o aniversário dele. Afinal, o nascimento de Jesus significa que a promessa de Deus em enviar o Messias se cumpriu. O nascimento de Jesus é a concretização da encarnação do Verbo. O nascimento de Jesus trouxe a possibilidade (como de fato aconteceu) de poder se entregar pelos pecadores e, assim, serem salvos.
                Agora, eu não sei se você já percebeu que o Natal tem perdido gradativamente essa essência de Cristo. Podemos ver árvores de Natal, enfeites, sinos, luzes e cores. Mas no centro de toda essa celebração está: Papai Noel. E ele aparece de várias formas e tipos: tradicional, esportista, radical, voando, nadando, correndo, dirigindo um trenó, conduzindo um conversível, pilotando helicóptero entre outras formas. Agora, se o Natal deveria ser a celebração do nascimento de Jesus, cadê as honras devidas a ele? Porque homenagear alguém como o tal Papai Noel se nem há certezas se, de fato, ele existiu como pessoa comum e por que ele agora tem que receber toda a honra e toda a glória? O Natal tem sido cada vez mais como uma festa de aniversário sem o aniversariante. Um Natal sem Jesus. E o que é pior, é que não tem se sentido a falta dele.
                O que na verdade o mundo tem intentando é fazer com que todos nós sejamos mais seculares e menos cristãos. É a tentativa é de nos fazer mais consumistas e materialistas, e menos solidários e cordiais.
                É interessante que na ocasião do nascimento de Jesus houve uma miríade de anjos celestiais louvando a Deus por sua bondade, porque a esperança de salvação se concretizaria. E muitos de nós sequer lembramos-nos de rogar a presença de Cristo em nosso dia a dia. Houve o aviso aos pastores que havia nascido o Salvador. E muitos hoje sequer se interessam pela urgência de anunciar a Cristo. Presentes e dedicação foram ofertados ao Salvador. Muitos, hoje, estão mais preocupados com o 13º salário e a dedicação de como consumi-lo.
                Precisamos celebrar o Natal, sim! Podemos enfeitar nossas casas. Não há problema algum e dar e receber presentes. A questão é que tudo isso deve lembrar e honrar a Cristo. Jesus, foi, é e continuará sendo a pessoa mais importante no Natal. Assim como é também no ano novo, na Páscoa, no dia de Ação de Graças, no seu e no meu aniversário, em todos os dias da nossa vida. O Natal é oportunidade de celebrarmos não só o nascimento de Jesus, mas a presença dele conosco todos os dias.
                Que o sentido do Natal de Jesus esteja presente, não só agora, mas todos os dias de nossas vidas. Que Jesus esteja sempre presente em todas as nossas celebrações.