Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

SEM A GRAÇA A VIDA É TOTALMENTE SEM GRAÇA!



                Você já ouviu falar nos doutores da alegria? É um grupo de pessoas, geralmente ligadas a área de saúde, que realiza um trabalho simples, importante e necessário: visitar doentes em hospitais. Nessas visitas, o importante é mostrar alegria, por isso canta-se, conta-se piadas e faz palhaçadas. É ter um ambiente de graça em um local que se faz lembrar de dor e sofrimento.
             Penso que foi isso que Deus fez conosco. A graça de Deus se manifestou a nós trazendo alegria e razão de vida em um mundo que só conseguiríamos ter infelicidades, frustrações e pessimismos quanto ao futuro. Quando essa graça é manifestada em alguém fica como se o ambiente passasse do preto e branco para o colorido. É como Paulo disse aos efésios: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2. 1-10). Sem a graça, a vida é totalmente sem graça!
            Olhando para os versículos 2 e 3 de Efésios capítulo 2, se não fosse a manifestação da graça a única coisa que conseguiríamos era ir atrás de problemas: andar conforme o mundo orientado pela inclinação da carne, pela espírito da potestade do ar. Deste modo seríamos reconhecidos como filhos da desobediência e filhos da ira.
            Além disso, somente pela graça descobrimos o que é amor de verdade. É o que se vê nos versículos 4 a 7: descobrir o grande amor de Deus. Estávamos mortos e Ele nos deu vida entregando Jesus por nós. Mesmo estando nós cheio de dívidas, o Senhor nos fez livres pagando nossa conta. E, como se não bastasse, tínhamos nada e Ele nos compartilha de sua riqueza.
            Sem a graça não haveria como descobrir que somos aceitos por Deus não por aquilo que fizemos ou deixamos de fazer. Somos aceitos por aquilo que Jesus fez por nós. É isso que vemos nos versículos 8 a 10. Com isso Deus nos deu de presente a fé. De agora em diante podemos crer nEle e esperar pelas grandes obras do Senhor. Ao mesmo tempo podemos realizar as boas obras: obras para ser agradável e não para garantir um maior privilégio.
            Na graça de Deus podemos descansar certos da nossa salvação em Jesus. Na graça de Deus estamos certos de que nossas atitudes são como expressão de gratidão a Deus. Na graça de Deus temos a oportunidade de também agraciarmos. Provocar um sorriso em alguém que sofre, trazer alegria àqueles que sentem tristeza. Consolar, fortalecer, animar, andar junto. Isso também é graça.

Rev. Natanael Flávio de Moraes