Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

DEBAIXO DA TENDA DE DEUS


                A casa é um lugar de segurança. Qualquer pessoa sabe que a sua casa é o local onde ela se sente segura e a vontade. Afinal, é em casa que você é quem realmente você é. Mesmo sua casa sendo grande ou pequena, bem ou mal localizada, de madeira, de alvenaria ou de papelão, é a sua casa e ali você se sente bem e protegido.
                Quando o povo de Deus peregrinava pelo deserto, eles não tinham casa fixas. Eles moravam em tendas, podemos dizer que eram casas móveis, mas eram as casas deles. No entanto, o que realmente dava segurança a eles, assim como também a nós, era e é o próprio Deus. E, de fato, os israelitas precisavam muito dessa proteção. Eram muitos os inimigos que intentavam contra a vida deles. No livro de Números encontramos a história de Balaque contratando Balaão para amaldiçoar os israelitas. Nessa história podemos vislumbrar preciosas lições quando nos escondemos debaixo da tenda de Deus.
                Estando debaixo da tenda de Deus temos a possibilidade de ver a decisão de deus em abençoar. É como diz o versículo 20 de Números 23: “Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar.”  Ou seja, o desejo de Deus é sempre o bem e não o mal. Por mais que intentem o mal quem está em Deus tem a benção de Deus e  por é guardado a todo o momento, as dificuldades servem para ensino e amadurecimento.
                Quem  está protegido debaixo do Senhor ainda pode contempla a sua presença. Isso tem a ver com uma vida de culto com alegria e ao mesmo tempo sem condenações: “Não viu iniqüidade em Jacó, nem contemplou desventura em Israel; o SENHOR, seu Deus, está com ele, no meio dele se ouvem aclamações ao seu Rei.” (v. 21). A realidade é que em Jesus não somos mais condenados por nossos pecados, Ele pagou toda a nossa dívida e assim podemos ainda mais perceber e contemplar a presença de Deus.
                Desta forma, quem está debaixo da tenda de Deus usufrui de liberdade. “Deus os tirou do Egito; as forças deles são como as do boi selvagem.” (v. 22). Deus faz uma reversão de circunstâncias. Tirou-nos do lamaçal para a rocha. Transportou-nos das trevas para luz. Não somos mais escravos do pecado mas livres em Cristo.
                E,  por fim, debaixo da tenda de Deus é saber que não vale encantamentos. “Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; agora, se poderá dizer de Jacó e de Israel: Que coisas tem feito Deus!” (v. 23). Estar com Deus significa estar livre de toda superstição, além de ter a certeza de que nenhuma força pode atuar contra os filhos de Deus. O Senhor garante proteção total. Assim nos cabe ficar abertos para as grandes surpresas de Deus.
                Nesse período que se aproxima do Carnaval, corra das tendas da perdição e vá até a tenda de Deus. É só ali que existe alegria de verdadeira, vitória certa, a condição de enxergar perdas como caminho de melhores oportunidades. Vivamos em Jesus! Ele é a verdadeira e a única tenda de Deus.

                                                                                                              rev. Natanael Flávio de Moraes