Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Se Deus sabe de tudo, por quê orar? (boapergunta#2)

Boa Pergunta!! 

 Precisa de orar? Deus já não sabe? Sim e sim. Deus já sabe e também precisamos de orar. Muitos às vezes enxergam a oração como meio de se conseguir aquilo que deseja. É como se tivéssemos um almoxarife que está à disposição do solicitante. 

Bem, não é assim que a nossa relação com Deus deveria se caracterizar. Precisamos ver o Senhor pelo menos em duas perspectivas conjuntas: Deus é o Senhor, soberano sobre todas as águas, criador de tudo que existe, seja visíveis ou invíseis, sustentador de tudo e que decretou sua vontade, por isso, sim, ela sabe de todas as coisas. A outra perspectiva é que Deus também se apresenta como Pai daqueles que confessam o Senhor Jesus como Salvador. Como Pai, ele cuida, protege, ampara e, dentre tantas outras ações, também nos ouve. 

Dessa forma a oração precisa ser vista como algo que nos aproxima de Deus. Dessa maneira, precisamos orar para manter contato com o Senhor. É uma maneira de aprofundarmos a nossa relaçao com ele. Assim diz o Salmo 25.14: "A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança." Mas, a oração não move a mão de Deus? Na verdade, não. 

Se entendermos que a oração tenha o poder de mudar a vontade de Deus, então teríamos que concluir que Deus poderia ser movido conforme nossos desejos. Ou seja, parece que então saberíamos melhor do que Deus como as coisas deveriam ser. 

 Então se algo desagradável acontece devemos aceitar sem falar nada? Não é por aí. Afinal, o próprio Senhor Jesus disse: "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." (João 15.7), podemos e devemos pedir por algo e por alguma coisa. Na verdade,quando oramos, estamos nos movendo para a vontade de Deus. A oração não muda a mão de Deus mas nos muda e nos para a vontade dele. 

Algo muito importante a ser colocado sobre a oração é que o nosso Pai também decretou que aspectos de sua vontade serão realizados mediante a oração. John Piper certa vez disse que os decretos de Deus são como pregos já postos em uma tábua e que a oração é como o martelo que aprofundará esses pregos. Ou seja, o Senhor já decretou todas coisas, mas muitas dessas coisas ele também decretou que serão realizadas quando a igreja orar, clamar, suplicar, interceder. Isso ele fez para que tívessemos a honra e o privilégio de entender e participar de seus planos. 

 Que maravilhoso termos um Deus que é nosso Senhor poderoso e Pai bondoso! Que nos ouve e age para a sua glória e para o nosso bem! 

 Rev. Natanael Flávio de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário