Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2024

JESUS SEGUE JUNTO NA NOSSA CAMINHADA

 



Quando criança, lembro de minha mãe me levar pra visitar os parentes. Tios, algum irmão, amigas dela. Íamos sempre a pé.

Nessas caminhadas sempre tinham desafios ou alguma surpresa, pelo menos para uma criança.

Os desafios podiam ser: sol, chuva, frio, calor, pinguela, subidas, descidas. As surpresas: um carro diferente passando, passarinhos, sons, cores do dia ou da noite. Mas cada caminhada era única.

Na nossa vida, é inevitável que vejamos a nossa jornada como uma caminhada. Às vezes a caminhada vai ser tranquila, agradável, engraçada, prazerosa; será tão boa que nem percebemos que chegamos. Às vezes a caminhada será árdua, complexa, dolorosa e sem compreendermos o porquê de tanta dificuldade. 

Seja qual for a característica da caminhada, Deus sempre está junto. O Salmo 23 diz que Ele é o pastor que conduz suas ovelhas. Isso quer dizer que o Senhor vai à frente mostrando onde tem sustento e descanso. Mas, às vezes passamos por vales difíceis e o que o Bom Pastor faz? Ele vem ao lado, ainda mais perto, tão perto que podemos falar pra ele diretamente: "Tu estás comigo!" E temos a garantia de seu conforto e proteção.

Ele está conosco na nossa caminhada da vida. Nunca abandona. Nunca nos deixa sem cuidados. Nem sempre explica os desafios da caminhada, mas nunca nos deixa passar sozinhos, sempre está junto.

Vamos descansar em Jesus. Ele é quem refrigera a nossa alma. Ele é quem nos sustenta integralmente. Ele é quem guia. Ele é quem está ao lado. Ele é quem faz com que a caminhada seja boa, mesmo que seja difícil. Ele é quem garantiu sua proteção e cuidado. Quando perguntamos: "Por que?!" Ele vira pra nós e diz: "Está tudo bem! Eu estou com você!"

Rev. Natanael Moraes

quarta-feira, 26 de junho de 2024

A PORTA SEMPRE ESTÁ ABERTA



Nesse momento estou na sala de espera em frente do Centro Cirúrgico de um grande hospital. Atrás tem uma capela. Pequena, aconchegante, simples e bem zelada. Em momentos de espera, angústia, e decisões dos acompanhantes, ter um lugar assim traz alívio e possibilidade de conversas intensas com o Senhor.

O que me chamou a atenção, é que a porta da capela tem alça, mas não fechadura (penso que seja comum às capelas, mas nunca tinha parado para refletir). Ou seja, para quem quiser, para quem precisar, a capela está sempre aberta.

Isso representa muito bem quantas vezes Jesus disse que ele está sempre por perto, cuidando oferecendo sua salvação e paz. Ele disse que é o bom pastor, por isso suas ovelhas podem ir e achar sustento e descanso. Ele é a fonte de águas vivas, por isso sedentos podem ir a Ele e nunca mais terão sede. Ele é o pão do céu,  por isso famintos podem ir até Ele e nunca mais terão fome. Ele é a porta, quem precisa de direção, descanso, alívio, segurança, alento, conforto, podem ir até Ele.

Jesus se achegou e é possível ouvir dele: "Pode chegar! A porta está aberta!"


Rev. Natanael Moraes

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Muito, por oração

A Carta de Tiago diz: "Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."

Podemos expressar nossos sentimentos, nos apropriar do perdão e, mesmo sendo humanos, falar com Deus!!

Ouça essa mensagem sobre o privilégio de orarmos e sermos ouvido por Deus.



sexta-feira, 19 de abril de 2024

Se Deus sabe de tudo, por quê orar? (boapergunta#2)

Boa Pergunta!! 

 Precisa de orar? Deus já não sabe? Sim e sim. Deus já sabe e também precisamos de orar. Muitos às vezes enxergam a oração como meio de se conseguir aquilo que deseja. É como se tivéssemos um almoxarife que está à disposição do solicitante. 

Bem, não é assim que a nossa relação com Deus deveria se caracterizar. Precisamos ver o Senhor pelo menos em duas perspectivas conjuntas: Deus é o Senhor, soberano sobre todas as águas, criador de tudo que existe, seja visíveis ou invíseis, sustentador de tudo e que decretou sua vontade, por isso, sim, ela sabe de todas as coisas. A outra perspectiva é que Deus também se apresenta como Pai daqueles que confessam o Senhor Jesus como Salvador. Como Pai, ele cuida, protege, ampara e, dentre tantas outras ações, também nos ouve. 

Dessa forma a oração precisa ser vista como algo que nos aproxima de Deus. Dessa maneira, precisamos orar para manter contato com o Senhor. É uma maneira de aprofundarmos a nossa relaçao com ele. Assim diz o Salmo 25.14: "A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança." Mas, a oração não move a mão de Deus? Na verdade, não. 

Se entendermos que a oração tenha o poder de mudar a vontade de Deus, então teríamos que concluir que Deus poderia ser movido conforme nossos desejos. Ou seja, parece que então saberíamos melhor do que Deus como as coisas deveriam ser. 

 Então se algo desagradável acontece devemos aceitar sem falar nada? Não é por aí. Afinal, o próprio Senhor Jesus disse: "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." (João 15.7), podemos e devemos pedir por algo e por alguma coisa. Na verdade,quando oramos, estamos nos movendo para a vontade de Deus. A oração não muda a mão de Deus mas nos muda e nos para a vontade dele. 

Algo muito importante a ser colocado sobre a oração é que o nosso Pai também decretou que aspectos de sua vontade serão realizados mediante a oração. John Piper certa vez disse que os decretos de Deus são como pregos já postos em uma tábua e que a oração é como o martelo que aprofundará esses pregos. Ou seja, o Senhor já decretou todas coisas, mas muitas dessas coisas ele também decretou que serão realizadas quando a igreja orar, clamar, suplicar, interceder. Isso ele fez para que tívessemos a honra e o privilégio de entender e participar de seus planos. 

 Que maravilhoso termos um Deus que é nosso Senhor poderoso e Pai bondoso! Que nos ouve e age para a sua glória e para o nosso bem! 

 Rev. Natanael Flávio de Moraes

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Como ter certeza que vou para o céu? (boapergunta#1)

Boa pergunta!! 


 Quando falamos em certeza da salvação, estamos falando de uma aspecto muito importante da doutrina cristã. Essa certeza é algo que, sim, podemos ter e descansar na graça de Jesus. É preciso esclarecer que essa certeza não vem de nós. Como assim?! Isso mesmo, não é necessariamente pelo que sentimos ou fazemos, pois se a certeza de salvação viesse pelo que sentimos, hoje você poderia sentir que está salva e amanhã sentir que não está mais salvo. 

O sentimento é volúvel e varia muito. A certeza de que eu vou para o céu também não é assegurada pelo esforço que empreendemos em fazer tudo moralmente correto ou, ainda, tentar fazer o máximo de atividades gentis e religiosas. É claro que devemos fazer as coisas corretas e ter uma vida que mostre as virtudes do Senhor. Mas, se pensarmos que eu vamos para o céu pelo tanto de coisas que fazemos, estamos indo para o céu por obras, e a Bíblia fala que ninguém é salvo pelas suas prórias obras (Efésios 2). Além disso, há muitos que fazem muitas atividades mas seus corações estão longe do Senhor, ou seja, suas ações são hipócritas e tentam mais é impressionar os outros com o objetivo de serem vistos e notados. 

 A nossa certeza de que vamos para o céu vem da autoridade das Escrituras! Podemos ter certeza de que vamos para o céu porque a Bíblia afirma essa linda de profunda verdade. É o sacrifício de Jesus na cruz que nos garante a salvação e que iremos morar com no céu. A Bíblia afirma que quem crê em Jesus como o Filho de Deus já tem a vida eterna e a certeza de uma moradia celestial: 

"Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." (1 João 5.12)

"Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus." (João 3.36) 

"Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora." (João 6.37) 

"Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna." (João 6.47) 

O céu é uma promessa e uma realidade para aqueles que crêem em Jesus. Essa certeza foi garantida pelo o scarifício de Cristo na cruz do Calvário e a nós anunciada pela sua Palavra. Creia no Senhor Jesus como Salvador de sua vida e descanse na certeza que tem a vida eterna e que um dia será buscado para morar com ele, no céu! 

 Rev. Natanael Flávio de Moraes 



 (Essa é a primeira resposta da Série "Boa Pergunta!" - Essa ideia surgiu quando a União Presbitriana de Adolescentes da igreja que pastoreio - IP Jd Ipiranga, Ameericana-SP, elaborou uma noite de perguntas ao pastor)

sábado, 6 de abril de 2024

Coração como árvores no bosque

O medo pode nos causar as mais diversas reações. Paralisia, tremores, ansiedade, calar, falar exageradamente e tantas outras. Quando o rei Acaz soube da notícia de que dois reinos vinham contra ele, o seu coração ficou agitado como as árvores no bosque se agitam com o vento (Isaías 4.2). Praticamente não há como controlar. As notícias difíceis, tragédias, a infinidade de problemas podem fazer nossos corações ficarem assim. Como conseguir saída para essas agitações que nos assolam? Lembrar que Deus nunca nos deixa sozinhos: “Tenha cuidado e fique calmo. Não tenha medo nem fique desanimado..." (Isaías 7.4). Deus nunca nos abandona! Podemos ser assaltados pelo medo, mas é o Senhor quem nos dá a boa notícia de quem sempre está com a gente. Confiemos em Jesus e em sua presença doce, real e que nos protege de todos os perigos e que nos conduz em todos os caminhos. Ele é quem firma os nossos corações. Rev. Natanael Moraes