Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2009

“ SENHOR, TU ME SONDAS E ME CONHECES” (SL 139.1)





Em toda a Bíblia encontramos vários homens e mulheres pedindo para Deus sondar e examinar seus corações. Não é um pedido muito fácil de se fazer, mas necessário. Quando alguém pede para que Deus sonde e examine o seu coração está se abrindo totalmente para que se encontre algo a ser retirado. É uma faxina que se faz no coração. É abrir todos os cômodos e o porão para que Deus faça a limpeza necessária.
O inverso disso é justamente se esconder de Deus. Como Adão, por exemplo. Depois de comer o fruto, consciente que errou e que seu coração estava com “algo estranho”, se escondeu. Não suportava estar diante de Deus. Assim também, temos a tendência de nos esconder de Deus. Muitos ainda podem falar de Deus, comentar sobre Deus, tomar responsabilidades em Igrejas, mas ainda não ter feito o necessário pedido para Ele sondar e examinar seu coração.
Quando o SENHOR sonda e examina os nossos corações muita coisa muda na vida. Conseguimos perceber onde devemos consertar os buracos do coração. Vamos aprendendo a enxergar quais são os caminhos de Deus, tendo condições de andar nesses retos caminhos. Aprendemos que os rumos da nossa vida estão nos planejamentos de Deus e não nos nossos planejamentos. É um risco prosseguir nossa vida sem intimidade com o SENHOR. É como encontramos no Salmo 25. 14: “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.”
Os resultados práticos disso são inevitáveis: ficamos mais em paz com Deus, conosco e com os outros; procuramos os caminhos e decisões mais pacíficas; aprendemos que o prejuízo, às vezes, é lucro. Percebemos que a satisfação e a felicidade estão nas coisas mais simples da vida. Tenha coragem e peça para Deus sondar e examinar o seu coração. Com certeza isso pode provocar um choro, um quebrantamento. Mas, com mais certeza ainda, a sua vida não será a mesma. Você terá um coração mais feliz, uma mente mais leve, uma alegria duradoura, uma vida pertinho, pertinho de Deus.
Natanael F. de Moraes, rev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário