Não é necessário fazer uma pesquisa profunda em nossas igrejas para perceber que, infelizmente, a Reforma Protestante é um assunto quase totalmente desconhecido. É até compreensivo que saber dados e datas históricas não é tão simples assim. Contudo, o que devemos salientar é o porquê da Reforma Protestante.
A Reforma Protestante surgiu, no início, com intuito de proporcionar uma “reforma” dentro da Igreja. Seria uma reforma bíblica, espiritual, moral, entre outros pontos. Devido a dureza do coração dos homens, isso não foi possível. Por essa causa os reformadores não tiveram escolha a não ser iniciar um movimento religioso com os fundamentos coerentes da Palavra de Deus. Era o retorno às Escrituras.
Você e eu precisamos olhar para os princípios da Reforma. Isso tem tudo a ver com aqueles que, sinceramente, desejam viver espiritualmente sadios. É preciso focar algumas marcas da Reforma:
- Renovação espiritual: o protestante tem por característica ser renovado espiritualmente. Isso nada tem a ver com um evento dentro de cultos. Ser renovado espiritualmente é ter um coração centrado na vontade de Deus.É alguém que sabe a importância de uma vida de oração. É alguém que entende que sem a leitura da Palavra não há alimento que nutre sua alma.
- Consciência missionária: Deus nos deu uma missão. Decorrente disso, sabemos que nada acontece por acaso. Tudo contribui para que realizemos essa missão. Há a missão da Igreja: adorar a Deus e chamar outros para, aceitando o Senhor Jesus, também façam parte dessa adoração. E há a missão de cada um nós: ser instrumento nas mãos dEle, para sua glória, edificação da Igreja e para o nosso contentamento em Jesus.
- Visão elevada: o pensamento reformado sabe que o nosso foco não é aqui. Estamos aqui, mas não ficaremos aqui. A visão do protestante deve estar sempre em Cristo. Isso faz com tenhamos uma visão acima de qualquer outra realidade recordando-nos de que Jesus retornará para nos levar para a glória eterna.
Muitas outras carcterísticas poderiam ser levantadas no exemplo dos reformadores como Lutero, Calvino, Nox, Zuínglio, entre outros. Não obstante, basta ter a noção de que ser herdeiro da Reforma Protestante nos faz responsáveis perante Deus e perante toda a sociedade em ser verdadeiramente sal da terra e luz do mundo. É saber que não podemos nos acomodar aos moldes do mundo em que vivemos, mas influenciar esse mundo com a Palavra santa do nosso Deus bendito.
rev. Natanael Flávio de Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário