Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MISSÕES: NÃO ADIANTA SÓ SABER... TEM QUE PARTICIPAR!


Penso que todo líder de igreja que sabe da importância de se fazer missões passa por um contínuo desafio: conscientizar sua igreja de aderir à causa missionária. Sempre quando se fala nesse assunto percebe-se um desconforto de alguns, um menosprezo ou até mesmo desprezo de outros, uma ridicularização de uma parte e algum interesse de poucos. E ainda, a maioria acha que então é tempo de fazer uma campanha de alguns trocados e umas oraçõezinhas durante os trabalhos da igreja.
            Existem dois conceitos em missiologia que nos ajuda entender qual deve ser o nosso envolvimento em missões: Missão integral e Missio Dei. Suas definições podem ser encontradas de forma abrangente em várias literaturas do assunto. Mas gostaria de forma simples mostrar a importância deles.
            Missão integral – é a proposta de que todos os discípulos e discípulas de Jesus já estão incumbidos de uma missão. Dessa forma, o missionário ou missionária não é somente aquele que vai pra um determinado campo missionário, mas o campo missionário é onde estiver. Então, se você é um frentista, pedreiro, professor ou professora, arquiteto, dona de casa, aposentado, pensionista, médico, dentista, lavrador, fazendeiro, atendente de loja ou qualquer outra ocupação que exercer, você já possui  um vasto campo missionário: o local de trabalho. Ainda como esposa, marido, pais ou filhos: sua casa é a sua missão.
            Missio Dei – missão de Deus. Este termo já se refere ao entendimento a respeito da missão de Deus, ou seja, o cumprimento de seus propósitos. Deus não é alguém que criou todas as coisas e abandonou sua criação. Também não fica somente assistindo os seres humanos como mero expectador e, vez ou outra, dá uma ajudinha para eles. Os decretos de Deus são eternos. Isso mostra que Deus tem a sua missão. Nós somos súditos do Rei devemos ter a missão de Deus como a nossa missão. Assim entendemos que nossas atitudes devem contribuir para a expansão e sempre em prol do Reino de Deus. Somos agentes do Reino, fiel ao Rei. A missão de Deus é o estabelecimento do seu reino.
            Não entender e não se envolver com esses pontos revela exatamente a condição de muitos crentes: o interesse particular de cada um em suas próprias coisas e dão pouca importância àquilo que é do Reino. Por isso quando uma campanha de oração ou arrecadação de ofertas, não somente para missões, mas para qualquer outro departamento da Igreja, nota-se uma “preguiça” em participar dessas ações. É porque não há nessas pessoas uma consciência de que são cidadãos e agentes do Reino de Deus.
            Por outro lado, quem já tem essa mentalidade de que já é um missionário na integridade de sua vida e de que a missão de Deus é a sua missão, é uma pessoa mais dinâmica, feliz, realizada e com um senso de satisfação de que contribui para uma grande obra. Sabe que não precisa deixar nada. Basta fazer de sua profissão, de sua casa, de seu núcleo social, de sua própria existência a plataforma para cumprimento dos propósitos e glorificação do Senhor Jesus.
            Pense nisso. Peça ao Senhor para que forje seu coração e sua mente para entender que você é alguém que já faz parte do Reino do Senhor. E seja alguém como agente do Reino.

Rev. Natanael Flávio de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário