Páginas

terça-feira, 17 de março de 2009

QUAL É O LUGAR DO ADORADOR?

QUAL É O LUGAR DO ADORADOR?

O diálogo de Jesus com a mulher samaritana trouxe o assunto à tona: qual é o lugar em que se deve adorar: em Samaria ou em Jerusalém? Em Samaria segundo dizia seus pais ou em Jerusalém segundo dizia os judeus que afirmavam que o único templo onde Deus podia visitar?
A questão parece ser distante de nós, mas não é tanto assim. Da mesma forma, muitos fiéis de cada igreja entendem que o único local verdadeiro para o culto é o deles próprios. Uns dizem que se deve prestar culto em seus templos porque lá o fogo desce; outros dizem que se prestar cultos é em seus templos porque o fogo sobe. Outros porque há línguas diferentes, outros porque o “louvorzão” é show, outros porque o silêncio fala tudo, outros porque só um fala, outros porque todo mundo fala.
O que Jesus disse para a mulher é o que muitos ainda não entenderam até hoje: não importa onde, importa é o como se deve adorar. Em espírito e em verdade! Não existe culto espiritual se não for verdadeiro, de coração. Não existe culto verdadeiro se não for espiritual.
Não somos nós que temos procurar onde é o culto verdadeiro, Deus é que procura. Na verdade, Ele procura adoradores. Adoradores que o adorem em Espírito e em verdade.
A pergunta que devemos fazer é: qual o lugar do adorador? E resposta vem prontamente: o lugar do adorador é no centro da vontade de Deus. O seu lugar como adorador é no propósito de Deus para a sua vida. Para isso é necessário que você entenda que não é a sua visão de mundo que te faz enxergar o que você pode ou não fazer, mas é o plano de Deus para você que te garante isso!
E, assim, você entenderá que quando o salmista diz: “um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.” (Salmo 84. 10). É porque Deus ali. E esse adorador no centro da vontade de Deus.

Natanael Flávio de Moraes

2 comentários:

  1. Olá, Reverendo Natanael. é com muito prazer e satisfação que venho visitar seu abençoado blog.
    ADORAÇÃO. Eis um tema que gosto muito, pois Deus tem me dado alguns direcionamentos bíblicos como revelações para o dia de hoje.
    Penso que hoje em dia é muito comum alguns cristãos determinarem o seu próprio padrão para adorar. Diante disso não fica difícil de se querer adorar a Deus da maneira que bem se entender, quando o ideal é procurarmos perceber, através de uma constante comunhão, a maneira em que o próprio Deus quer ser adorado.
    Devemos estar atentos para as entrelinhas do texto de João, pois se deus está à procura, é porque pode estar em escassez. Se Ele quer verdadeiros, é porque, de uma certa forma existam os falsos. Se Ele quer ser adorado em espírito e em verdade, é porque há aqueles que tentem adorá-Lo sem a comunhão e com falsidade (adoração aparente e com focos horizontais).
    Mas como você disse, não se pode adorar sem ser no espírito, pois é lá que o próprio Espírito de Deus testifica a nossa paternidade.
    "ADORAÇÃO É TUDO QUANTO O CENTRO VENHA SER O SENHOR DEUS."

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelas palavras. Um abraço e Deus o abençoe!

    ResponderExcluir